Guardas Civis Municipais recebem capacitação sobre violência contra mulher

Guardas Civis Municipais recebem capacitação para oferecerem atendimento às mulheres vítimas de violência

Karen Louzada, secretária de Assistência Social e Wellington Lima, secretário de Ordem Pública e Defesa Civil participaram do início da capacitação presencial que ocorreu no auditório do IPREV, em Casimiro de Abreu, nos dias 11 e 12 de maio.

“A implantação do CEAM em Casimiro envolve diversas secretarias, cada uma com sua especificidade.  Essa capacitação para a equipe da Guarda é muito importante pois através da Patrulha Maria da Penha poderemos agir de modo mais humanizado com as mulheres vítimas de violência.” disse Wellington.

No primeiro dia da capacitação realizada de modo presencial, os participantes contaram com a equipe da Secretaria da Mulher de Macaé e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Macaé CEAM, para instruções acerca das relações de gênero, direitos humanos e atuação do CEAM, além da palestra sobre “Ciclos da violência e preconceitos” com Anna Carolina Gomes .

No segundo dia, a professora Ana Paula Aguiar, realizou um treinamento com o tema “Comunicação Assertiva na Abordagem ao Cidadão” e os participantes puderam também aprender mais o sobre o tema com a troca de experiências realizada pela Patrulha Maria da Penha, do municípios de Rio das Ostras e Macaé e também dos Guardiões da Vida- Patrulha da Polícia Militar 32º Batalhão.

Desde o início do mês a equipe vem se qualificando por meio cursos online, integração e estágio em outras instituições .

“Essa capacitação vem para agregar conhecimento para que a gente consiga montar um fluxograma adaptado à nossa cidade para atendermos as mulheres e garantir seus direitos, acolhendo, protegendo, cuidando, e a Patrulha Maria da Penha é muito importante em todo esse processo” disse Ariana Barbosa, Guarda Civil Municipal e Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) em Casimiro de Abreu vai oferecer atendimento social e psicológico a mulheres vítimas de violência e acompanhamento jurídico de casos de violência contra a mulher denunciados.