• Home
  • Destaque
  • Furtos de tampas de bueiro causa prejuízo aos cofres públicos em Casimiro de Abreu

Furtos de tampas de bueiro causa prejuízo aos cofres públicos em Casimiro de Abreu

Em pouco mais de seis meses desde o início de 2021, a Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos da Prefeitura de Casimiro de Abreu registrou o furto de mais de 50 tampas de bueiros e grelhas de bocas de lobo no perímetro urbano somente no distrito de Barra de São João.

O secretário Marinaldo Júnior relata que esses furtos representam um grande prejuízo para os cofres públicos, já que cada item chega a custar em média R$ 500.

“Quando somos comunicados da ausência dessas tampas ou grelhas em alguma via, temos que de imediato providenciar uma nova tampa, pois uma vez descoberto o buraco pode acabar causando algum acidente para quem passar nesse local”, explica o secretário.

Os bairros Palmital, São João, Jardim Miramar e Santa Irene estão entre os locais com maior incidência desse tipo de crime, além do Centro também.

O furto de tampas e grelhas de bueiros é considerado crime contra o patrimônio público e o autor do delito é enquadrado no artigo 155 do Código Penal, que prevê uma pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa. Normalmente, os criminosos agem durante à noite.  A suspeita é de que o material seja vendido como sucata para ferros velhos ou depósitos.

“Além do autor do furto, quem compra esses produtos também pode responder na Justiça pelo crime de receptação, que está previsto no artigo 180, parágrafo primeiro, do mesmo Código Penal. Neste caso, a pena de reclusão é maior, variando de 3 a 8 anos, e multa. A situação de quem revende esses produtos furtados pode se agravar se ele ou o estabelecimento dele for reincidente”, disse Wellington Lima, secretário de Ordem Pública e Defesa Civil.

Wellington Lima também reitera que se a população ver alguém durante a ação ou em atitude suspeita, deve acionar a Polícia Militar através do telefone 190.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso