Fisioterapia em Movimento retoma atividades presenciais na praça As Primaveras

O prefeito Ramon Gidalte participou, na manhã desta quinta-feira, da aula que marcou o retorno das atividades presenciais do projeto Fisioterapia em Movimento, na praça As Primaveras, em Barra de São João. O vereador Marcelo Motta também esteve presente para prestigiar o projeto.

Cumprindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscara e álcool em gel, o evento também contou com a Campanha de conscientização das hepatites Virais, com a testagem de todos os participantes.

O projeto fisioterapia em Movimento tem como foco os pacientes com patologias crônicas, oriundos dos médicos de família dos ESF e dos ambulatórios de fisioterapia municipais. Todas as terças e quintas-feiras, eles participam de atividades físicas orientadas ao ar livre, além de atividades educativas em saúde.

“Nosso objetivo é descentralizar e levar esse projeto para outras localidades do município, como Casimiro de Abreu, Palmital, bairro São João, Professor Souza e Rio Dourado”, ressaltou Ramon.

Para a Fisioterapeuta supervisora do projeto, Renata Cristo, além de proporcionar atividades físicas e o convívio social, o projeto também desafoga o serviço de fisioterapia do município e traz muitos ganhos na saúde e bem estar desses pacientes. “Nosso foco nessa atividade são aqueles pacientes que já foram diagnosticados com patologias osteomusculares crônico degenerativas, que já receberam tratamento médico e da fisioterapia ambulatorial, mas que necessitam manter-se se em movimento para prolongarem os ganhos obtidos com a fisioterapia ambulatorial”, explicou.

O grupo é orientado pelo fisioterapeuta Pedro Guimarães, que após uma avaliação inicial de todos os pacientes direciona as atividades de forma a respeitar as limitações individuais de cada participante e favorecendo a integração do grupo.