Eucaliptos da Reserva União vão ajudar pequenos produtores rurais do Assentamento Visconde

Recuperar pontes e facilitar o acesso às pequenas propriedades rurais no Assentamento Visconde. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca já conseguiu a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a retirada de toras de eucaliptos na Reserva Biológica União.

A autorização do órgão federal foi liberada no final de setembro. Desde então, a Secretaria de Agricultura vem organizando toda a logística para a retirada e transporte da madeira, o que exige uma série de equipamentos e maquinários, como trator, carreta com prancha de 12m, caminhão munck, EPI’s, entre outros, acompanhamento de profissionais da Rebio União e da Associação do Mico-Leão-Dourado para evitar impactos ambientais, além de autorizações para o tráfego na BR-101 e organização do local para descarregar e armazenar o material.

“Todo esse trabalho está sendo organizado por uma equipe técnica qualificada da Secretaria de Agricultura, seguindo todas as exigências e as devidas precauções para garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente. Também já estamos com o cronograma de visitas às propriedades para que toda essa logística esteja muito bem organizada”, ressaltou o secretário de Agricultura, Douglas Veloso.

A Prefeitura ainda segue o conceito do desenvolvimento sustentável ao fazer a retirada dos eucaliptos na área da Reserva. A espécie foi introduzida pela extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para a produção de lenha para as caldeiras das antigas “maria fumaças” (locomotivas) e produção de dormentes. No entanto, o eucalipto se tornou uma grande ameaça à fauna e flora da Mata Atlântica, em especial o mico-leão-dourado, espécie endêmica dessa região. Para garantir o equilíbrio ecológico, o plano de manejo da Rebio União prevê a retirada dos Eucaliptos da área da reserva.

Eficiência e eficácia numa ação que, além de reduzir o custo com a aquisição das madeiras, soluciona de vez os problemas de acesso nas propriedades rurais, o que vai facilitar o plantio, manejo e colheita das produções locais.