Estudantes fazem simulado de Matemática e Língua Portuguesa do Aprova Brasil

Estudantes do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino realizaram nos últimos dias 3 e 8 mais um simulado do Aprova Brasil. A partir do lançamento das respostas em uma plataforma digital, são gerados relatórios para o acompanhamento da evolução dos alunos em sala de aula. Além de trazer um diagnóstico preciso sobre os pontos fortes e de atenção da rede, escola ou turma, o Aprova Brasil possibilita trabalhar as lacunas do aluno dentro do ano letivo avaliado.

“O simulado fornece aos professores e às escolas uma visão geral do aprendizado dos estudantes. A plataforma gera ainda relatórios e gráficos com resultados gerais das aplicações, apresentando a distribuição dos alunos por níveis de acerto; evolução de resultados por simulado; e resultados por escola, turma ou alunos. Esses dados auxiliarão os professores na condução das aulas, tornando-as mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa, de forma a melhorar o desempenho dos estudantes”, explicou a secretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira.

O Aprova Brasil oferece avaliação diagnóstica em forma de simulados com o objetivo de trazer ao gestor público um sistema robusto de avaliação que serve para mapear toda a rede e mostrar quais habilidades os alunos dominam e quais são aquelas que demandam intervenções pedagógicas. Os simulados são corrigidos de forma automática, via aplicativo ou web.

Para ajudar os educadores nesse processo de ensino e aprendizagem, foram desenvolvidas atividades complementares e em forma de games/jogos com o intuito de reforçar o trabalho com as habilidades que compõem os simulados. “Por meio desta avaliação, a plataforma identifica os pontos de maior domínio e dificuldade de cada aluno e, com base nesses resultados, traça um plano de estudos personalizado. As escolas, por sua vez, têm acesso a indicadores para um acompanhamento em diferentes níveis, potencializando a tomada de decisões pedagógicas”, disse Gracenir.