Espetáculo teatral “Amor Líquido”

Na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, o Cineteatro Meus Oito Anos, em Casimiro de Abreu, vai receber o espetáculo teatral “Amor Líquido”. O projeto teatral do Grupo Cria Expressões Humanas e da Cia Pigmentus, é um monólogo dirigido por Marcela Jorge e Cláudia Byspo, e interpretado por uma das diretoras, a atriz Cláudia Byspo.

SINOPSE:

AMOR LÍQUIDO dramatiza a liquidez dos amores na infância, velhice, adolescência e fase adulta. Como nascem e se vão, escorrendo pela vida humana ou como permanecem com a fluidez de uma corrente d’água.

Histórias verídicas e cotidianas. Na menina: a marca dos buracos na parede. Na velha: o desejo contido. Na jovem: a despedida forçada e distante. Na mulher: o olhar cristalino. Dizer “eu te amo” pode ser nunca, para sempre, online, em off, em vida ou nunca mais… A escolha pertence a quem?

ANOTA AÍ:

Espetáculo teatral “Amor Líquido”

Quando: sexta, 22 de julho, 19h

Onde:  Cineteatro Meus Oito Anos

Classificação: 14 anos

Conheça mais sobre o espetáculo:

Amor Líquido é uma peça com um processo não acabado. Dando a quem vê a chance de viver junto a construção. Assim, assumir possibilidades, vulnerabilidades, desafios, resultados, que na maioria das vezes, se preservam em off.

As intervenções de direção e atuação podem ir desde a dramaturgia textual e cênica, como experimentações técnicas de luz e som e participação da plateia. Para tanto, têm-se como base uma dramaturgia textual nascida do jogo cênico partindo de histórias reais, vivências e testemunhos de diversos amores no cotidiano. Quando se pensa em amores, valem todos!

A veia escolhida para “sustentar” o roteiro é a liquidez dos amores – daí o título. Como nascem e se vão, escorrendo pela vida humana ou, como permanecem com a fluidez de uma corrente d’água. Tendo como inspiração o conceito de modernidade líquida do filósofo e sociólogo Zigmum Bauman.

A intenção é formar uma trilogia: AMOR LIQUIDO, AMOR SÓLIDO, AMOR GASOSO. Espetáculos independentes, mas correlacionados, que seguirão a mesma estrutura de montagem, mas apresentarão uma alternância: a atriz no primeiro vira diretora no segundo espetáculo e vice-versa. No terceiro, as duas artistas envolvidas vão para o palco com as duas funções acumuladas: atriz e direção.

Histórico do espetáculo

Amor Líquido  teve sua pré-estreia em outubro de 2016, no Teatro Popular de Rio das Ostras, num formato de ensaio aberto, durante o evento FESTEIRO – Festival de Teatro Independente de Rio das Ostras. Ainda neste mesmo período encerrou as atividades do evento Outubro Rosa, no Espaço Cultural Jequitibá, também em Rio das Ostras.

Em março de 2017 , uma das cenas do espetáculo foi premiada como melhor esquete do Festival de Esquetes do Sindicato dos Artistas (Sated), além de melhor ambientação sonora e indicações de melhor atriz e melhor direção.

Esteve em temporada no Teatro Dulcina , em 2018, pelo Projeto Funarte – Rio das Ostras mostra sua arte. Em 2019 participou do Festival de Teatro da Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro- FETAERJ, tendo indicação de melhor atriz. Em 2020 foi destaque na temporada online durante a pandemia, com o projeto de experimentação cênica aberta pelo instagram.

Sobre os Grupos

CRIA EXPRESSÕES HUMANAS –Apresenta projetos artísticos, ininterruptamente, desde 1990, em Rio das Ostras. Suas atividades abrangem artes cênicas, música, performances, arte-educação, literatura, roteirização e produção de eventos.

Atualmente mantém um núcleo permanente de criação, produção e pesquisa. Graças ao compromisso com a qualidade de seus projetos. o “CRIA” já estabeleceu estreitos vínculos profissionais com instituições públicas, como a Universidade Federal Fluminense(UFF) e privada como People Palace Projects, Fórum Sheakespeare.

Em 2015 recebeu o Prêmio Heloneida Studart – Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – pelos trabalhos de pesquisa e estética teatral, dança-teatro e arte de periferia realizados durante 26 anos.

CIA PIGMENTUS– Nasceu em 2009 em Rio das Ostras, com a união de cinco artistas famintos por novas experiências. Durante seis anos de existência o grupo registra 12 obras artísticas entre performances, teatro, circo e arte educação. A Cia tem participação em mais de oito festivais de teatro de todo o país. Colecionando mais de 20 prêmios e reunindo mais de oito mil espectadores.

 

FICHA TÉCNICA AMOR LíQUIDO:

Projeto Teatral: Grupo CRIA EXPRESSÕES HUMANAS E CIA PIGMENTUS

Dramaturgia, Direção e Cenário: Cláudia Byspo e Marcela Jorge

Figurino: Lúcia Reis

Iluminação: Anderson Ratto

Trilha Sonora Original: Márcia Lisboa e Marcelo Pfeil

Projeto Gráfico: Rick Santliz e Flávio Xavier

Fotos: Patrick Dias, Gabriel Lima, Rielly Santos e Cecília Vaz

Elenco: Cláudia Byspo

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso