• Home
  • Destaque
  • Escola Santa Luzia, em Professor Souza, dá início as aulas do curso preparatório para nível médio

Escola Santa Luzia, em Professor Souza, dá início as aulas do curso preparatório para nível médio

Na Escola Municipal Santa Luzia, em Professor Souza, na noite desta terça-feira, dia 10, aconteceu a aula inaugural do curso preparatório para ingressar em cursos de nível médio e técnicos em instituições federais. A ação faz parte do projeto Apontando Caminhos e Criando Possibilidades, desenvolvido pela Secretaria de Educação em todas as escolas que oferecem o Ensino Fundamental II, do 6 ao 9º ano. O curso é voltado para alunos de 8º e 9º anos, e quando há vagas, é aberto à comunidade.

Como exemplo e também para servir de estímulo aos novos participantes, a direção convidou duas ex alunas de 2019, Sandra Ferreira, que não tinha o ensino médio e hoje é universitária; e a adolescente Alanis Heleodora, que foi aprovada em 7º lugar no Instituto Federal Fluminense/IFF Macaé. Ambas do distrito de Professor Souza.

Tia Sandra, como é chamada por todos, é funcionária da Escola Santa Luzia há 10 anos, como agente de serviços gerais.

“Meu sonho era ser professora mas não consegui terminar meus estudos quando jovem. Quando a escola abriu a oportunidade, não perdi tempo, mesmo trabalhando o dia todo, participava das aulas com muito interesse. Consegui fazer a prova do Enceja, que é o Exame Nacional para Jovens e Adultos do 2º grau; e também o vestibular. Hoje sou estudante de pedagogia. Estou perto de realizar meu sonho!”, declarou Sandra Teixeira Ferreira.

Já a adolescente Alanis Nazareth Heleodoro, venceu a timidez e conta que participou das aulas no 8º e 9º ano, deu algumas dicas sobre como foi a prova. “Aproveitei a oportunidade. Muitos adolescentes como eu não pensam muito no futuro. Estou aqui hoje pra mostrar que não é impossível entrar numa instituição federal. É só ter dedicação. Estou muito feliz com esse universo que está se abrindo pra mim e pode acontecer o mesmo com vocês”, disse a adolescente.

Na Escola Santa Luzia a turma está com quase 25 alunos e quem desejar participar é só procurar a direção. Os alunos estudam das 18 às 21h, de segunda à sexta-feira e recebem a cada dia aulas de português, matemática, ciências (química e física), história e geografia. É uma grande oportunidade, não fique de fora!

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso