• Turismo

Equipe técnica do Instituto Niemeyer visita Barra de São João

Aconteceu na manhã de domingo (17), no distrito de Barra de São João, a recepção da equipe técnica do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais. Estavam presentes o prefeito Ramon Gidalte, o vice-prefeito Lelei da Marmoraria, a secretária de Turismo e Eventos, Adriana Grillo e o secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Mauro Goulart, que recepcionaram o presidente do instituto e bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sergio Niemeyer, além do diretor executivo, Leandro Comym.

Esta foi a primeira vez que uma equipe do Instituto Niemeyer visitou Barra de São João com intuito de colaborar com a Prefeitura de Casimiro de Abreu na elaboração e captação de recursos para projetos de desenvolvimento urbano estratégico e arquitetônicos. A assinatura do termo de cooperação técnica entre o instituto e o Poder Executivo acontecerá nos próximos dias.

A comitiva iniciou o dia com um passeio de barco pelo rio São João. Depois conheceram toda a história do poeta que dá nome a cidade ao visitar o Museu Casa de Casimiro de Abreu. Em seguida percorreram os principais pontos turísticos, como a beira-rio, orla do Praião e Prainha.

Paulo Sérgio Niemeyer ficou encantado com as belezas naturais da cidade. “Estou muito feliz de poder estar aqui em Casimiro de Abreu e conhecer sua história. Barra de São João é um lugar lindo. Queremos criar uma força de trabalho em parceria com o Poder Público para desenvolver a região e que atenda os anseios da população e da sociedade. Só tenho que agradecer o convite, e para mim vai ser uma honra desenvolver um projeto para a cidade”, comentou.

O presidente do instituto defendeu que, com a união das iniciativas pública e privadas, será possível atrair mais turistas para o município. “O próprio instituto ajuda a fomentar o recurso através de empresas privadas e parceiros do próprio instituto, além de buscar recursos com o Governo Federal. Barra de São João é um canteiro de boas ideias. A cidade é linda, só dá vontade de fazer, mas ao mesmo tempo de não mexer em nada, mas é claro que modernizar alguns lugares para melhorar o ponto de atração e aumentar o turismo é a nossa meta”, concluiu Paulo Sérgio Niemeyer.

O prefeito Ramon Gidalte enalteceu o trabalho de Oscar Niemeyer e declarou que, com a ajuda do Instituto, Barra de São João terá uma arquitetura diferenciada. “Vamos entrar num roteiro não só nacional, mas também mundial do turismo. Toda a população agradece por você, Paulo, ter vindo aqui com a sua equipe. Casimiro de Abreu tem um potencial muito grande, assim como a região”, disse.