• Home
  • Saúde
  • Equipe do Espaço Mente Saudável se reúne com profissionais da UBS Osvaldo Ramos

Equipe do Espaço Mente Saudável se reúne com profissionais da UBS Osvaldo Ramos

Dando continuidade ao trabalho de capacitação e fortalecimento da rede de saúde do município, a equipe do Espaço Mente Saudável, do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, se reuniu, na manhã desta terça-feira (18), com os profissionais da Unidade Básica de Saúde Oswaldo Ramos, no Centro de Barra de São João.

A proposta é aprimorar o trabalho de rede, buscando a integração dos atendimento das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Saúde Mental, Policlínica e a Farmácia Popular, além de fazer uso, dar acesso e ampliar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no município. “Essas práticas ajudam na desmedicalização, um dos focos do nosso último fórum de saúde”, ressaltou a psicóloga Bárbara, do ambulatório da Saúde Mental de Barra de São João.

Para isso, estão sendo realizados encontros entre coordenação e os psicólogos da Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e médicos de todas as unidades de saúde de Barra de São João. Em um primeiro momento, os profissionais trocam informações e aproximam a relação para aprimorar os atendimentos aos usuários. “É importante que as pessoas deixem de olhar para a saúde mental com preconceito e que os profissionais de saúde busquem acrescentar as práticas integrativas na rotina dos atendimentos. Mas a Saúde Mental sozinha não consegue, precisamos de toda a rede junto da gente”, ressaltou a enfermeira Diani Martins Dias, responsável técnica do Espaço Mente Saudável.

No segundo momento, a equipe do Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS) do Espaço Mente Saudável, formado por funcionários e terapeutas voluntários, vai levar as práticas integrativas oferecidas em Barra de São João e a oportunidade de vivência dos profissionais.

Participaram do encontro ainda a terapeuta ocupacional do Espaço Mente Saudável, Anna Margareth de Freitas; a coordenadora da Saúde Mental, Mariana Salgado; a enfermeira da UBS Marciana Augusto; e o médico da unidade, Dr. Euler.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso