Equipe do CEAM participa de Seminário sobre prevenção de violência doméstica

A equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Casimiro de Abreu participou, ontem (19), do Seminário “Capacitação Integrada Violência Doméstico-Familiar e o Papel da Polícia Civil”. O evento, que aconteceu em Macaé, teve como objetivo fomentar as discussões sobre a execução da Lei Maria da Penha e os seus desdobramentos nos diferentes setores.

Guardas municipais da Patrulha Maria da Penha, policiais militares, agentes do Instituto Médico Legal e inspetores da Polícia Civil debateram, de manhã, e representantes dos Centros de Atendimento à Mulher (Ceams), à tarde, como desenvolver a capacidade de compreensão crítica sobre a problemática que envolve a mulher em situação de violência.

O objetivo do seminário também foi fomentar os laços entre agentes de segurança pública e demais integrantes da rede de acolhimento, com vistas a otimizar o atendimento às vítimas de violência doméstico-familiar. A expositora do seminário foi a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo, Carla Tavares.

Pela manhã, ela abordou “Aspectos procedimentais no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstico-familiar”. À tarde, o tema foi “Interface entre a Segurança Pública e os demais profissionais da rede de acolhimento”, ministrado pelo coordenador do projeto Papo Responsa, Roberto Chaves. “A rede existe para apoiar e proteger a mulher vítima. É para isto que estamos aqui e no nosso trabalho diário e também para o atendimento correto ao agressor”, disse a delegada.