• Saúde

Equipe da Saúde realiza orientações de higiene bucal em escolas de Barra de São João

Hoje é dia de aprender a cuidar do seu dentinho”. Com este tema,  funcionários da Unidade Básica de Saúde José Carlos Pinto, em Barra de São João, foram nesta terça-feira (05) à Creche Municipal Gélio Alves Faria e ao Centro de Educação Infantil Municipal João Teixeira Bastos ensinar a prática de higiene bucal para a criançada, por meio de atividades lúdicas.

Os personagens infantis da Patrulha Canina demonstraram a maneira correta de se escovar os dentes e evitar cáries. Os profissionais envolvidos, sob a coordenação do Núcleo de Saúde Bucal, alertaram sobre a importância do cuidado com os dentes. Na ocasião, houve  distribuição de escovas, creme dental e fio dental. Além disso, foram dadas orientações sobre  aplicação tópica de flúor-  procedimento preventivo que visa  fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie.

De acordo com a coordenadora do projeto, Nicole Carvas, a proposta pedagógica em saúde bucal é levar informação e despertar nas crianças a cultura da relevância da higiene bucal. “Com isso, através da escovação supervisionada, ensinamos a maneira correta de se escovar os dentes e o uso de fio dental”, explicou.