Entrega de títulos de propriedade rural marca a Festa do Visconde

Após uma espera de quase 20 anos, agricultores familiares do Assentamento Visconde, em Casimiro de Abreu, agora podem comemorar. Eles receberam os Títulos de Propriedade Rural emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A cerimônia aconteceu na tarde de quinta-feira, durante a Festa do Visconde. O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, ressaltou a satisfação de ver a realização de um sonho das famílias do Visconde.

Ele aproveitou para anunciar que a Prefeitura agora tem a posse de uma área de 65 alqueires, às margens da BR-101, onde será implantada a Zona Especial de Negócios. “Hoje é um dia ainda mais especial, pois recebemos a posse definitiva dessa área para virar a ZEN para Casimiro ser uma cidade de oportunidades. Vamos colocar nossa cidade em outro patamar e levar melhorias para todos”, ressaltou Ramon.

No total, foram assinados 59 Títulos de Propriedade, além Contrato de Concessão de Uso (CCU) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), beneficiando quase 80 produtores.

O documento representa a transferência definitiva do domínio da terra, além de acesso a créditos rurais para investir na produção e assistência técnica.

Além da entrega dos documentos, a Festa do Visconde contou com provas funcionais de lança, bota, garupa e tambor, reunindo mais de cem animais nas competições que aconteceram durante todo o dia. Os campeões de categoria receberam troféus e premiação.

A festa contou ainda com animação para as crianças, que se divertiram com o show de circo, pintura no rosto, pula pula, jogo do meio ambiente, entre outras atividades.