• Assistência Social

Em parceria com a Polícia Civil, Assistência Social assina termo para fortalecer ações a mulheres vítimas de violência

A secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, se reuniu na tarde de ontem (17) com o delegado Roberto Ramos, titular da 121ª DP (Casimiro de Abreu), para acertar os últimos detalhes para a implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) na unidade policial. A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher da Secretaria Estadual de Polícia Civil, delegada Sandra Ornellas, também participou do encontro.

Especializado em atendimento à mulher vítima de violência, o núcleo contará com profissionais de Psicologia, Assistência Social e Direito. Durante a reunião, um plano de trabalho foi elaborado para definir a atribuição de cada entidade. O convênio será assinado pela Polícia Civil, Prefeitura e Tribunal de Justiça do Rio, que será responsável, dentre outras coisas, em capacitar o profissional, designado pelo município, que fará o acolhimento das mulheres que se dirigirem à delegacia.

Já ao município, caberá realizar as obras necessárias na unidade policial para adequação do espaço do NIAM, devendo garantir local especializado para acolhimento dessas mulheres. “Após a acolhida, o profissional fará um relatório e o registro da questão apresentada pela vítima. Posteriormente, a mulher será encaminhada ao Ceam para acompanhamento especializado. Ainda há muitas mulheres que não recebem o atendimento, seja por não saber onde buscar, ou por vergonha. Ter um espaço específico para esse tipo de atendimento será um importante ganho para nossa cidade”, explicou Karen.