Educação de Casimiro de Abreu vai aderir ao projeto Aprova Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

A rede municipal de educação de Casimiro de Abreu vai aderir o projeto Aprova Brasil, da editora Moderna. O objetivo é auxiliar professores e gestores educacionais no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações do SAEB (IDEB) para os segmentos de Educação Fundamental dos Anos Iniciais e Finais. O projeto traz propostas didáticas específicas de Língua Portuguesa e Matemática e oferece amplo suporte para os professores aplicarem sua proposta didática, o que facilita o planejamento e orienta para abordagens mais significativas em sala de aula.

Através do projeto, os alunos da rede municipal terão acesso à plataforma digital que oferecerá, nos anos iniciais, atividades lúdicas digitais bem como atividades complementares para reforço das habilidades ofertadas em sala de aula. Os professores também terão acesso à plataforma para acompanhamento da evolução da aprendizagem que será monitorada, através de simulados aplicados periodicamente, de acordo com a conclusão das etapas previstas no projeto.

O projeto é fundamentado na metodologia cíclica e consiste em três fases: Bloco de Lições, com atividades do material impresso elaboradas a partir da matriz do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica; Simulado e Plataforma, etapa que traz simulado impresso que avalia as habilidades trabalhadas nas lições. A partir do lançamento das respostas do simulado em uma plataforma digital, são gerados relatórios que mostram tanto o desempenho individual gerais; e Estratégias de Intervenção, onde será possível identificar as habilidades em que os alunos apresentaram melhor desempenho e mais dificuldades, após a análise dos resultados. Com base nessas informações, o professor pode planejar novas estratégias de intervenção, contando com o apoio da equipe pedagógica do Aprova Brasil.

A apresentação da adesão do projeto Aprova Brasil aconteceu na última quarta-feira (19) no auditório da Secretaria de Educação. Durante o encontro, o consultor da editora, Luciano Rocha, apresentou a plataforma e o material didático que serão adotados a equipe de suporte pedagógico do projeto no município. “É um projeto que já é adotado em mais de 500 municípios de todo o país, com resultados comprovados. Estamos há mais de 10 anos impulsionando os resultados do Ideb de centenas de municípios”, afirmou Luciano.

De acordo com a secretária de Educação, Gracenir Oliveira, a intenção é oferecer subsídios aos professores a fim de aperfeiçoar habilidades/competências e alavancar os índices e metas das avaliações de rendimentos. “Diante dos últimos resultados do Ideb, identificamos a necessidade de melhorar a qualidade do ensino na rede municipal. Precisamos alavancar esses índices e minimizar as sequelas educacionais impostas pela pandemia. Com esse projeto, acreditamos que alcançaremos essa meta”, disse Gracenir.

O Aprova Brasil é composto de livros para os alunos e quatro guias para o professor. Ele foca nas habilidades e competências avaliadas em alunos do 1º ano do ensino fundamental I e 9º ano do fundamental II nos conteúdos de língua portuguesa e matemática, com base na matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica “SAEB”.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found