• Saúde

Dia Mundial das Pessoa com Lúpus e comemorado em Casimiro de Abreu

Um doença invisível até para os médicos, autoimune, crônica e até letal. Assim é o Lúpus cujo Dia Mundial  da Pessoa com esta doença e outras doenças autoimunes e  crônicas  foi comemorado  na tarde desta quinta-feira, dia 26, na Praça Feliciano Sodré, no Centro do Município.  O evento marcou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Apoimune .CA – Associação de Pessoas com Doenças Autoimunes e Crônicas.  “Há três meses o Município registrava nove portadores, hoje são 70”, revelou Ana Débora Fraga da Silva, presidente da Associação.

No evento, coordenado pelo Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), as pessoas puderam aferir a pressão arterial, medir a glicemia, receber massagem corporal e  ser orientada por folhetos educativos sobre a doença. Também puderam adquirir produtos como roupas, alimentos como forma de arrecadar fundos para a Apoimune.CA.

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica, autoimune, cuja origem pode estar em vários fatores, desenvolvida por alterações no sistema de defesa do organismo. “Falar dessa doença é muito difícil pois até os médicos têm dificuldade de diagnosticar”, explicou Ana Débora.

Pessoas interessadas em participar da Apoimune.CA  podem procurar a Associação na Rua Franklin José dos Santos, 205, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, no Centro. Além do Nasf, o evento também teve apoio das o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhado – , Núcleo de Educação em Saúde; Centro de Fisioterapia, ESF Centro e Apimune.CA