Dia de Proteção às Florestas

Hoje, 17 de Julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do habitat  de inúmeras espécies de animais e plantas, e que é essencial para a qualidade de vida da humanidade.

Atualmente, Casimiro de Abreu possui 31% de vegetação nativa da Mata Atlântica e para garantir a proteção dessas áreas em nosso município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza com frequência vistorias nas Unidades de Conservação e nas Áreas de Preservação Permanente municipais para diagnosticar problemas e fazer melhorias, como por exemplo: inibir a caça, fazer aceiros para evitar queimadas, georreferenciar trilhas e cursos hídricos, substituir espécies exóticas e invasoras por espécies nativas da Mata Atlântica, recuperar áreas degradadas, entre outros.

É importante destacar que devemos preservar as florestas por vários motivos, um deles é pela relação entre homem e meio ambiente e por como essa relação pode ser prejudicial até mesmo pra nossa saúde. Se confirmadas as evidências, um agente patogênico carregado pela vida selvagem (SARS-Cov-2 ) infectou mais de 70 milhões de pessoas, interrompeu cadeias de suprimentos globais, revelou injustiças sociais e expôs novas vulnerabilidades em nossos sistemas financeiros: os custos de nosso relacionamento rompido com a natureza estão surpreendentemente nítidos. À medida que definimos nossa visão coletiva no sentido de uma recuperação global, reconhecer e tomar decisões baseadas na importância da natureza será essencial para construir um mundo melhor.

E como podemos colaborar para a proteção das florestas e para garantir um mundo ecologicamente equilibrado?

1. Prefira matérias primas de reflorestamentos.

2. Apoie ações de conservação de florestas.

3. Não dê inicio à queimadas.

4. Não jogue lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro.

5. Plante Árvores adequadas à região.

6. Proteja os polinizadores.

7. Reduza o uso de plástico.

8. Não retire plantas da natureza, leve de lá somente as boas lembranças.

9. Não alimente animais silvestres.

10. Compartilhe as boas práticas com amigos e a família.