Dezembro Vermelho chama atenção para a prevenção e conscientização sobre a AIDS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Não faz muito tempo, ser portador do vírus HIV era o mesmo que ter uma sentença de morte declarada. O tempo passou, a ciência avançou e hoje, a doença que era sinônimo de desespero para milhões de pessoas mundo afora, afeta menos de um milhão de pessoas no Brasil . A busca de diagnóstico e tratamento da doença, a distribuição de preservativos e  sobretudo campanhas de conscientização, reduziram de forma significativa a progressão da doença. 

Uma dessas campanhas é o Dezembro Vermelho, fruto da Lei 13.504 de 2017 que segue no rastro das ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Essa campanha tem como finalidade a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção”, informa Ana Lívia,  do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu. 

Nesta quarta-feira, dia 1, Ana Lívia juntamente com servidores do Núcleo de Educação em Saúde estarão, a partir das 9h30, distribuindo folhetos e divulgando o Dezembro Vermelho na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu. “Durante todo o mês de dezembro, disponibilizamos em todas as unidades de saúde  a testagem rápida de HIV. O objetivo é diagnosticar os portadores  do vírus. Isso faz com que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida por meio de tratamento e acompanhamento. Além disso, a interrupção de transmissão da doença é viabilizada”, finalizou Ana Lívia.  

 

.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found