Descentralização em marcação de exames reduz tempo de espera para usuários

Se os postos de saúde são a porta de entrada no sistema de saúde, de marcação de exames é a sala de espera.

Diariamente, dezenas deles são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde: dos mais simples como os de sangue e urina até os mais complexos como tomografia computadoriza, ressonância magnética, hemodiálise e cateterismo cardíaco, realizados fora de Casimiro de Abreu.

Antes centralizado na própria Secretaria, o agendamento dos exames laboratoriais: sangue, urina, fezes, pode ser requisitado diretamente nos postos de saúde para a Coordenação de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Conara).

Em Casimiro, a Conara fica na própria sede da Secretaria de Saúde e, em Barra de São João, na Policlínica Comunitária Ivanir Freitas.

“A exceção é o CREM – Centro de Referência de Especialidades Médicas -, que encaminha o usuário com solicitação de exames de alta complexidade, como ultrassonografia ou ressonância magnética,  para o posto de saúde de referência”, observa Juliana.

Isso, além de diminuir o deslocamento até a Central de Regulação de exames, possibilita um melhor acompanhamento do paciente pela Saúde”, explicou Juliana Santana, auxiliar municipal de controle e coordenação.

Uma vez encaminhado, o paciente aguarda o contato da Conara, em Casimiro ou Barra. Lá ele também é orientado em caso de necessidade de algum “preparo” – procedimentos específicos antes da realização de um exame.

Em média, o tempo de marcação é de 15 dias, mas em casos de urgência, podem ser reduzidos. No entanto, há exames complexos, que podem demorar um pouco mais.

A descentralização no agendamento de exames não só beneficiou Casimiro e seus distritos na Sede, mas sobretudo Barra de São João – a cerca de 40 km de distância.

No segundo distrito, o encaminhamento  é enviado dos postos para a central de marcação de exames  na Policlínica Comunitária Ivanir Freitas. “O mesmo procedimento feito em Casimiro é feito em Barra. Imagine um morador de Palmital tendo que se deslocar até Barra ou mesmo vir para Casimiro?”, finalizou Juliana.