Curso de Boas Práticas Agropecuárias é realizado com os participantes da Feira da Agricultura Familiar

Dando sequência ao plano para revitalizar a Feira da Agricultura Familiar, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com Serviço de   Aprendizagem Rural (Senar), ofereceu o curso de “Boas Práticas Agropecuárias”, onde participaram 10 produtores que integram a feira. O curso foi dividido em três fases, Pré-colheita, Colheita e Transporte e Comercialização. A carga horária foi de 16 horas em cada fase. A última etapa foi concluída nesta quarta-feira, dia 16.

Alguns pontos abordados no curso foram: exposição dos produtos, atendimento ao cliente, diversificação dos produtos, diversificação das formas de pagamento, fidelização de clientes, entre outros. Além das orientações, os produtores receberam dicas importantes de como tirar da propriedade tudo que é preciso, gerando assim economia.

“Estamos montando uma estufa do produtor familiar com produtos tirados da própria propriedade, compramos apenas o plástico e os parafusos, no total gastamos aproximadamente R$ 500. Se o produtor fosse pagar por uma estufa dessas, ele teria que desembolsar de 7 a 10 mil reais. Agora que aprenderam as técnicas os alunos podem ajudar outros produtores”, disse o engenheiro agrônomo instrutor do curso, Kurt Kaufmann Júnior, que também é produtor rural.

O prefeito Ramon Gidalte conheceu a estrutura da estufa produzida pelos

alunos e ficou feliz com o resultado. “Os trabalhadores rurais necessitam de qualificação, para que possam aprender técnicas que garantam a qualidade e eficiência da produção. Dessa forma, a renda familiar vai aumentar. Casimiro de Abreu tem grande potencial agrícola, com poder para contribuir, e muito, para o desenvolvimento econômico da cidade. Vamos dar maior atenção aos produtores”, ressaltou o prefeito.

As aulas teóricas aconteceram na Secretaria de Agricultura e Pesca, e as práticas na localidade do Sapê, na propriedade de um dos participantes do curso.

Sobre a Feira: A Feira funciona todas as sextas-feiras, em Casimiro de Abreu, na Praça Feliciano Sodré, ao lado da Câmara Municipal; e aos sábado, em Barra de São João, em frente a Praça As Primaveras, sempre das 7h às 12h