Curso de beneficiamento de mandioca tem início em Casimiro de Abreu

Vamos ganhar mais com a produção do aipim? Um grupo de 10 pessoas já está se aperfeiçoando nisso. A secretaria de Trabalho e Renda iniciou nesta terça-feira, dia 9, o curso de “”Boas práticas na fabricação de produtos derivados da mandioca”, que vai ensinar como beneficiar o produto, fazendo outros alimentos, como pizza e coxinha, por exemplo.

O curso é uma parceria com o Sindicato Rural de Casimiro de Abreu, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que ministra e dá a certificação aos alunos. O treinamento acontece na padaria da Secretaria de Assistência Social e vai até a quinta-feira, dia 11.

O prefeito Ramon Gidalte acompanhou a abertura e se disse satisfeito com a iniciativa. “Estamos abertos à parcerias para qualificar nossa população. Temos que implementar políticas públicas para minimizar os efeitos do desemprego no município. E explorar nosso potencial no agronegócio é um caminho precioso”, disse.

Todas as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas e, devido à Pandemia, o curso teve que ter o número de participantes reduzidos. Tivemos muitas inscrições mas infelizmente a turma teve que ser reduzida. Já temos um cadastro reserva e pretendemos solicitar o mesmo curso ao Senar para o segundo semestre, esclareceu o secretário de Trabalho e Renda, Alberto Massad.

D. Rose Guedes, sitiante e produtora do aipim, está animada com as possibilidades que o curso vai oferecer. “Já cultivo o aipim mas só o produto tem um preço baixo, não lucramos muito. Agora, aprendendo a produzir outros alimentos com o legume espero conseguir lucrar mais”, disse.

Também participaram da abertura o vice-prefeito Ozilei Alves Moreira, a subsecretária de Trabalho e Renda,  Priscila Bonifácio, a secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Lima, o presidente do Sindicato Rural, Alexandre Magno Teixeira Pinto, e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Alimentação Escolar, Marcos Roberto Ribeiro Teixeira.