Cuidados e emoção marcam volta das aulas presenciais em Casimiro de Abreu

A manhã dessa sexta-feira, 2, marcou o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Casimiro de Abreu. Com todos os protocolos sendo respeitados para evitar o contágio do novo coronavírus, professores e demais profissionais da Educação retornaram as atividades no intuito de estruturar as unidades escolares para o retorno dos alunos, previsto para o dia 3 de agosto.

A secretária de Educação, Gracenir Oliveira, explicou que o retorno das atividades pedagógicas presenciais será de forma gradual, em sistema híbrido de ensino, com escalonamento e rodízio de grupo de alunos. “Hoje estamos retornando com todo o corpo docente da secretaria. Será um período de adaptação as novas regras de distanciamento e a nova realidade do ensino”, disse.

As unidades foram fechadas em março do ano passado e voltarão a receber alunos no próximo dia 3 de agosto. Nessa retomada, o responsável ou aluno, quando maior, poderá optar em participar ou não do sistema híbrido de ensino. “Caso o responsável pelo aluno, que a princípio apresentar manifestação contrária ao retorno presencial, posteriormente analisar e entender que o aluno precisa retornar, deverá comparecer a unidade escolar para renovação do termo, e o retorno do aluno se dará de acordo com o escalonamento e organização da escola”, explicou a secretária.

Em visita ao Ciep Municipalizado José Bicudo Jardim, Gracenir agradeceu o empenho dos professores durante o período de pandemia. “Nada substitui o professor e a pandemia veio nos mostrar isso. A dedicação e o empenho de vocês foram fundamentais durante esse período de ensino remoto. Só temos a agradecer.   Agora é o momento de escrevermos uma nova história. É uma emoção muito grande retornar ao ensino presencial”, afirmou a secretária.

Gracenir falou também da expectativa para o reencontro com os mais de 7 mil estudantes da rede municipal. “Será um novo recomeço. Teremos que nos adaptar a esse novo normal. Entendemos o receio tanto dos profissionais quanto dos alunos e responsáveis em relação ao retorno, mas todos os procedimentos de segurança foram tomados para que essa volta ocorra com tranquilidade”, garantiu.

Na próxima semana, os pais e responsáveis poderão visitar as unidades escolares para conhecer as novas regras de distanciamento.