• Home
  • Destaque
  • Começa 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Casimiro de Abreu

Começa 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Casimiro de Abreu

Segue até o dia 30 de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Casimiro de Abreu. Todos os criadores de gado bubalino e bovino, na faixa etária de 0 a 2 anos, deverão vacinar seus animais neste período.

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Pesca é vacinar todo o rebanho desta idade, sendo que os pequenos produtores são atendidos gratuitamente. “Existe a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade da vacina contra a aftosa, mas para isso acontecer é preciso que o Estado atinja um índice satisfatório de vacinação. Por isso é importante o produtor vacinar seu rebanho para que o nosso município e o Estado continuem avançando e alcancem o status de zona livre de aftosa sem vacinação”, ressaltou veterinário Mauro de Castro Banho Júnior.

Os pecuaristas também devem entregar a Declaração da Vacinação, que pode ser feito online, através do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), ou diretamente no Núcleo de Defesa Agropecuária do município. Os produtores que não comprovarem a vacinação estão sujeitos a multas e proibidos de comercializar os animais.

Mauro destacou ainda o trabalho de vacinação preventiva contra a brucelose, realizado em bezerras de 3 a 8 meses de idade. “Essa é uma doença que também atinge o ser humano por meio dos derivados, como leite, queijo, entre outros. A vacina contra a brucelose é essencial para manutenção da sanidade de nosso rebanho, a qualidade dos produtos de origem animal e para a nossa saúde”, ressaltou.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso