Começa 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Casimiro de Abreu

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Segue até o dia 30 de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Casimiro de Abreu. Todos os criadores de gado bubalino e bovino, na faixa etária de 0 a 2 anos, deverão vacinar seus animais neste período.

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Pesca é vacinar todo o rebanho desta idade, sendo que os pequenos produtores são atendidos gratuitamente. “Existe a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade da vacina contra a aftosa, mas para isso acontecer é preciso que o Estado atinja um índice satisfatório de vacinação. Por isso é importante o produtor vacinar seu rebanho para que o nosso município e o Estado continuem avançando e alcancem o status de zona livre de aftosa sem vacinação”, ressaltou veterinário Mauro de Castro Banho Júnior.

Os pecuaristas também devem entregar a Declaração da Vacinação, que pode ser feito online, através do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), ou diretamente no Núcleo de Defesa Agropecuária do município. Os produtores que não comprovarem a vacinação estão sujeitos a multas e proibidos de comercializar os animais.

Mauro destacou ainda o trabalho de vacinação preventiva contra a brucelose, realizado em bezerras de 3 a 8 meses de idade. “Essa é uma doença que também atinge o ser humano por meio dos derivados, como leite, queijo, entre outros. A vacina contra a brucelose é essencial para manutenção da sanidade de nosso rebanho, a qualidade dos produtos de origem animal e para a nossa saúde”, ressaltou.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found