CEAM e Patrulha Maria da Penha realizam palestra de conscientização sobre violência doméstica em escola

Alunos do Ensino Médio da Escola Municipalizada Mataruna assistiram na semana passada uma palestra sobre violência contra a mulher, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A palestra, que marcou o encerramento do Agosto Lilás, visa conscientizar alunos sobre a violência que tem vitimado mulheres, e informar sobre a rede especializada de enfrentamento à violência, através dos equipamentos, aplicativos e dos canais de denúncia.

Segundo a secretária de Assistência Social, Karen Louzada, que participou do evento, é fundamental a conscientização dos estudantes e toda comunidade escolar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Estamos informando de forma didática como os tipos de violência contra a mulher podem ocorrer. Nossa intenção é mostrar como eles podem reconhecer como uma mãe, uma irmã ou alguém próximo está sofrendo violência porque, muitas vezes, a violência não é reconhecida”, explicou Karen.

O evento também contou com a participação da equipe da Patrulha Maria da Penha, que realizou uma dinâmica com os alunos através de paródias musicais e encenações teatrais. “O que queremos é acabar com esse ciclo de violência contra a mulher e apontar os caminhos que podem procurar em caso de violência. Foram apresentados dados e informações para alertar a população sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e para lembrar a importância da Lei Maria da Penha, que, em 2022, completou 16 anos”, ressaltou Karen.

A vereadora Fátima Canêjo, que preside a Comissão Permanente de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores, também participou do evento.