Casimiro recebe primeiro curso virtual de Formação de Agentes em Sanidade Animal

No próximo dia 6 de maio, acontecerá em Casimiro de Abreu o primeiro curso virtual de. O objetivo formar os produtores e profissionais que estão diretamente ligados às atividades rurais acerca da importância da sanidade animal para a saúde coletiva e o meio ambiente.

Pela manhã serão realizadas as palestras on-line sobre os temas febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, legislação sanitária, boas práticas de vacinação e bem-estar animal. À tarde, acontecerá uma simulação na propriedade rural no Rancho Antares, próximo ao Sítio Agrícola, a fim de demonstrar o manejo correto da vacinação, contenção e coleta de material.

Além de ensinar as técnicas para as vacinações, que exigem cuidados específicos, o curso destaca a importância de promover a conscientização dos produtores a fim de produzirem rebanhos saudáveis. “A febre aftosa é uma das doenças de maior impacto na sanidade animal, e o último foco da doença foi registrado no país em 2005, o que demonstra o resultado dos esforços de todos os elos e segmentos da cadeia produtiva para garantir a cobertura vacinal dos rebanhos”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Veloso.

Na ocasião, também será lançada a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, onde deve-se vacinar todos bovinos e bubalinos do município com idade de zero a 24 meses.

O Curso é uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, Fundação Municipal e o Núcleo de Defesa Agropecuária; o Governo do Estado e a Formasa.