Casimiro nos trilhos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

O secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Mauro Goulart, recebeu na última semana o representante da OSCIP APITO Operações Ferroviárias, Alex Medeiros. A Associação Brasileira de Preservação das Tradições e do Patrimônio Ferroviário e Cultural é a entidade que, através do Movimento Ferrovia Viva Regional, vem agindo há anos pela revitalização da memória e do transporte ferroviário.

Durante o encontro foi discutido sobre a possibilidade de aproveitamento do trecho ferroviário que corta o município de Casimiro de Abreu e interliga com os municípios de Silva Jardim e Rio das Ostras, principalmente para finalidade turística.

Segundo Mauro Goulart, a linha férrea que corta o município está sob concessão, mas não passa por manutenção há anos. “A Concessionária Ferrovia Centro Atlântico (responsável pelo trecho Itaboraí-Campos), não tem feito a manutenção nas linhas desde 2014, e alguns trechos estão bem danificados. A FCA pretende rescindir a concessão, devolvendo a ferrovia à União”.

Alex Medeiros afirmou que tem visitado estes ramais e que apesar do mau estado geral, os trilhos estão nos dormentes e a recuperação é possível.

Para o secretário há possibilidades de o município – sozinho ou em consórcio – solicitar a utilização para um trem passageiro turístico, que poderia operar, por exemplo, entre a Lagoa de Juturnaíba e Rocha Leão, cerca de 46 quilômetros de extensão, utilizando a atual faixa de domínio e aproveitando as belezas naturais ao longo do roteiro.

A Secretaria de Planejamento está elaborando um plano de ação para apresentar aos municípios vizinhos, bem como ao Ministério da Infraestrutura, na busca de requisitar autorização para uso da linha férrea, que poderá ser operada em parceria público privada, ou em regime de autorização, em função de iminente legislação tramitando no Congresso Nacional.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found