• Home
  • Saúde
  • Casimiro faz ação por captação de doadores de sangue nesta terça

Casimiro faz ação por captação de doadores de sangue nesta terça

Forte, sensível, corajosa, amorosa, batalhadora, resiliente. Nesta terça-feira, dia 8, a mulher casimirense demonstrará outra de suas inúmeras qualidades: a solidariedade. No Dia Internacional da Mulher, uma equipe do Núcleo de Educação e Saúde de Casimiro de Abreu estará na Praça Feliciano Sodré, na Sede, com o objetivo de captar doadores de sangue para o Hemolagos, em Cabo Frio.

“Também captamos doadores de sangue normalmente na sede da Secretaria, na Rua Franklin José dos Santos.  Os interessados podem nos ligar: (22) 2778-1248, Ramal 256”, informou Soraia Barroso, assistente social . Por causa da pandemia e o isolamento social a queda nos estoques foi acentuada  bruscamente. Por isso, a doação de sangue torna-se imprescindível para o funcionamento dos hospitais da nossa região. 

 

Sem sangue, pacientes graves em hospitais e pessoas com doenças crônicas correm risco de morte.  Não há substituto para o sangue. Na falta de estoque adequado, pacientes oncológicos têm seu tratamento e cirurgias eletivas são canceladas ou adiadas.

Pessoas que tiveram  Covid podem doar sangue após 14 dias 

 

Devido à pandemia, os critérios de doação de sangue foram alterados.  De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quem apresenta sintomas de COVID-19 ou teve contato com casos suspeitos ou confirmados da doença deve aguardar 14 dias após o aparecimento dos sintomas ou do contato para realizar a doação. 

 

No caso de pessoas que foram infectadas pelo vírus, o tempo de espera para a doação é maior: 30 dias após a recuperação completa da doença. E, para tranquilidade de quem vai receber a doação, não existem evidências científicas que apontem a transmissão do coronavírus pelo sangue.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso