• Home
  • Destaque
  • Casimiro de Abreu vai ganhar uma sala de cinema e a reestruturação de uma praça

Casimiro de Abreu vai ganhar uma sala de cinema e a reestruturação de uma praça

Casimiro de Abreu vai ganhar uma sala de cinema e a reestruturação de uma praça

Treze cidades do Estado do Rio de Janeiro, incluindo Casimiro de Abreu, serão contempladas com os programas Cine+, LAB Cidades Criativas e Escolas Criativas.

Na última semana, o prefeito Ramon Gidalte e a presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Luciana Garcia, estiveram no Palácio Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, onde o anúncio foi realizado pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

“É com muita alegria que recebemos essa notícia. Ter uma sala de cinema projetada e adaptada para a exibição de filmes e a formação de futuros profissionais do setor audiovisual é uma verdadeira conquista não apenas para a Cultura, mas para toda a população casimirense.” disse Luciana Garcia.

O Cine+ consiste em democratizar a arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes, como Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty.

As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas.

Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

Já o LAB Cidades Criativas promove ações de intervenção urbana e ocupação cultural em praças públicas de cinco cidades fluminenses: São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

A reestruturação dos espaços será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.

Todos os programas foram desenvolvidos pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas em parceria com a Enel Brasil e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: http://cultura.rj.gov.br/salas-de-cinema-e-reforma-em-pracas-publicas/

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso