Casimiro de Abreu tem pior arrecadação dos royalties dos últimos 16 anos

Nesta semana, Casimiro de Abreu recebeu o menor repasse dos royalties do petróleo dos últimos 16 anos: R$ 1,85 milhões. Desde Junho de 2004, quando ingressou nos cofres o valor de R$ 1,80 milhões, a cidade não arrecadava um valor tão baixo.

O repasse atual é 47% inferior ao de Maio (R$ 3,5 milhões) e 71% menor que o de Junho do ano passado (R$ 6,4 milhões).

A tendência se agrava também quanto às Participações Especiais (PE). No mês passado, houve repasse de apenas R$ 42 mil. Os repasses referentes às PEs no período de Janeiro a Junho deste ano somam R$ 709 mil, representando uma queda de 85% em relação à arrecadação do mesmo período em 2019 (R$ 4,7 milhões).

Com a cotação do petróleo em baixa nos últimos meses, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, assim como muitas outras do interior do estado, sofre consequências econômicas como a arrecadação, interferindo direto no fornecimento de alguns serviços públicos, tais como:

* Serviços Públicos: coleta de lixo, varrição, coleta de entulhos, galhadas e manutenção de vias;
* Saúde: repasse para o hospital, medicamentos em farmácias populares e tratamentos, exames e equipamentos
* Educação: uniformes, merenda escolar, obras e manutenção, incluindo o PDDE Municipal (programa criado em Lei na gestão atual), que se trata de um recurso onde a Prefeitura atribui autonomia aos diretores das escolas, para que utilizem em uma quantia estipulara, para pequenos serviços e reparos nas unidades escolares;