Casimiro de Abreu recebe visita técnica para o desenvolvimento do turismo rural no Estado do Rio

Casimiro de Abreu recebeu, na última semana, a visita do diretor de marketing da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Pablo Kling, e do professor Gláucio Marafon e a equipe técnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo foi realizar o mapeamento e registro de propriedades com potencial turístico rural no município para a elaboração do Guia de Turismo Rural e do Atlas das Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro.

Eles foram recebidos pela Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Clarissa Ahmed; e a turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo e Evento, Mariana Brunoro, que acompanharam a visita técnica nas propriedades rurais, onde o turista pode vivenciar a experiência da vida no campo.

Eles estiveram no Sítio Agrícola, onde a Prefeitura mantém os laboratórios e tanques de piscicultura, além de horta sustentável, viveiros, pomares e uma linda paisagem; e depois visitaram o Tanque de Pesca Comunitária, na sede do município.

Em seguida, a equipe conheceu o Sítio Santa Isolina, em Vila Verde. A propriedade tem como diferencial a produção orgânica de hortaliças, frutas e legumes, além de passeio de cavalo, charrete e aquele cafezinho na varanda da casa principal da fazenda.

Fechando o dia, eles conheceram a Fazenda São João, em Barra de São João. O local oferece uma série de atrativos que vão desde passeio de charrete, mini fazendinha à trilha ecológica no Morro São João, além do imóvel bem preservado do período colonial.

Durante o mapeamento, a equipe pôde conhecer mais sobre os espaços, as experiências oferecidas ao público, o funcionamento de cada lugar e demais informações para divulgação no Atlas, que será disponibilizado em formato digital, com o georreferenciamento e imagens das propriedades rurais.