Casimiro de Abreu recebe comitiva do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

Casimiro de Abreu recebeu, na manhã da última sexta-feira, a comitiva do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF). Realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, o PFAF é um programa de extensão da UERJ que tem os objetivos de fomentar o fazer do artesão a partir da capacitação em empreendedorismo e marketing e produzir a estruturação de feiras de artesanato, além de agir na ativação cultural.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos artesãos do município no Armazém das Artes. Lá, eles foram recebidos pelo prefeito Ramon Gidalte e pela secretária de Assistência Social, Karen Louzada.  “Foi muito importante receber esta comitiva do projeto em nosso município. O programa vai não só fazer um diagnóstico de nosso artesanato, mas promover capacitação para fortalecermos esta importante atividade em nossa cidade”, afirmou Karen.

A comitiva esteve também no Sitio Agrícola para conhecer a estrutura do local e entender as potencialidades do município. “Nosso artesanato é riquíssimo, com qualidade reconhecida em toda região. Capacitar a nossa mão de obra é agregar mais valor ao trabalho. Esperamos contribuir com este segmento que foi amplamente afetado neste período pandêmico”, disse o prefeito Ramon Gidalte.

Ao todo, 46 municípios do Estado do Rio de Janeiro são contemplados pelo PFAF. Na etapa atual, os municípios estão recebendo a comitiva em encontros iniciais para que a equipe seja formalmente apresentada e para que os objetivos e as metas do programa sejam apontados, tal como o acordo de cooperação, iniciando, assim, a fase de pesquisa para que, num segundo momento, as intervenções sejam executadas. Serão investidos R$ 15 milhões até o fim deste ano.