Casimiro de Abreu inicia tratativas para implantação do programa Patrulha Maria da Penha

A secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Lima, se reuniu com representantes do 32º Batalhão de Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (19), para iniciar as tratativas para a implantação da Patrulha Maria da Penha no município. O programa consiste em visitas periódicas às residências de mulheres em situação de agressão doméstica, fazendo o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas e reprimindo atos de violência.

“A Patrulha Maria da Penha é um serviço que visa o apoio e proteção as mulheres vítimas de agressão física e psicológica, evitando o feminicídio e todas as demais formas de violência. E uma vez implantada, deve contribuir na busca de meios para elevar a efetividade da segurança pública, bem como eficiência da proteção integral da mulher em situação de violência doméstica”, explicou Cristina.

O programa deve ser implementado em breve na cidade, sendo que a Patrulha também terá um caráter preventivo e pedagógico. “O objetivo é a redução da violência, com a prevenção e a repressão e evitar que novos casos aconteçam. Já existe em outros municípios, com sucesso, e os números demonstram que há redução desses dados tão negativos”, destacou a secretária.

A Patrulha Maria da Penha será vinculada a Guarda Municipal, com apoio e capacitação da Polícia Militar. Posteriormente, a intenção da Prefeitura é implementar, também, na cidade um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). No início do mês, a coordenadora do Ceam de Macaé, Jane Roriz, esteve em Casimiro para apresentar o trabalho que é desenvolvido no município. O encontro contou com a participação do prefeito Ramon Gidalte, além da secretária Maria Cristina.