Casimiro de Abreu faz primeiro sequenciamento genético na região

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

“Estamos aqui para saber o que nosso filho tem para ele se tratar. Mas estamos convivendo bem com isso e o nosso amor por ele só aumenta”. O depoimento em tom emocionado é de um pai, cujo filho, na tarde desta quinta-feira, foi submetido ao primeiro painel de sequenciamento genético realizado na Baixada Litorânea.

O exame, realizado em um menino de três meses, foi feito, no Centro de Referências e Especialidades Médicas Dr. Manoel Monteiro, em Casimiro de Abreu.  O painel de sequenciamento  genético serve como apoio para diagnosticar doenças raras vinculadas a distúrbios do neurodesenvolvimento e transtorno do movimento na primeira infância.

O DNA,  coletado da mucosa bucal (céu da boca) será enviado para um centro médico em São Paulo e de lá seguirá para ser analisado internacionalmente.

“Esse painel analisa 89 genes em busca do diagnóstico para a verificação de uma doença rara. Trata-se de uma ferramenta, na busca do sequenciamento genético. O que fizemos hoje foi algo pioneiro: o primeiro sequenciamento de nova geração em nossa região”, explicou o médico João Gabriel Daher.

Com vasta experiência nos estudos de doenças raras,  o trabalho do médico representa um alívio para dezenas de famílias que buscam atendimento  especializado para seus filhos.  Fora de Casimiro, exames como o desta quinta-feira somente poderiam ser realizados ou em Campos ou no Rio de Janeiro.

A pouco menos de dois meses no Município,  João Gabriel acredita que  haja no Município 3.600 pessoas com doenças raras; 80% delas são de origem genética e atingem crianças. Um dos seus objetivos

Nosso objetivo é dar apoio a essas pessoas por meio do tratamento, inclusive pacientes com síndrome de Down, disse o médico, acrescentando que 80% dessas doenças são de origem genética e atingem crianças. 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found