• Home
  • Saúde
  • Casimiro de Abreu começará a realizar castrações de cães e gatos gratuitamente

Casimiro de Abreu começará a realizar castrações de cães e gatos gratuitamente

Uma boa notícia para todos! O município começou a realizar castrações de cães e gatos, gratuitamente, por meio da parceria com o Governo do Estado. As castrações fazem parte do projeto piloto da Secretaria de Estado de Agricultura e vão beneficiar animais de todo município. O serviço atenderá, principalmente, os animais de rua, por meio dos protetores. Para o agendamento é necessário acessar o link https://rjpet.com.br/entrar e fazer o cadastro do responsável ou protetor e do animal.

Antes do cadastro, os protetores têm que encaminhar para o email rjpet@agricultura.rj.gov.br os seguintes documentos:  RG, comprovante de residência atualizado do estado do Rio de Janeiro, declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado e documentos que comprovem a prática, dados completos do local de acolhimento dos animais. Cada protetor poderá cadastrar oito animais por mês, e os responsáveis, um animal por CPF.

Em Casimiro de Abreu as castrações serão realizadas pela clínica veterinária Luana Cardoso, localizada no Centro, ao lado da Biblioteca Municipal, que também poderá auxiliar no cadastro e agendamento do serviço.

Já os moradores de Barra de São João podem optar em levar os animais na clínica veterinária  Apaixonados por Quatro Patas, em Rio das Ostras. Ambas estão aptas e conveniadas para a realização do procedimento pela empresa Consulvet, responsável pelas castrações na Região da Baixada Litorânea.

É importante ressaltar que, para a realização do procedimento existem algumas condições essenciais sobre o animal, a principal delas é sua saúde. Antes do procedimento, o animal vai passar por uma avaliação clínica pela médica veterinária. Outras condições importantes do animal são:

* deverá ter no mínimo 6 meses de idade;

* o peso máximo deve ser de 25 kg;

* não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento;

* fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas;

* os cães (machos ou fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Se forem agressivos devem usar focinheira;

* os animais devem estar em jejum absoluto (água e comida), por um período de 12 horas antes do procedimento.

No dia da cirurgia o responsável deverá levar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e assinar o termo de responsabilidade. Se possível, deverá dar banho no animal um dia antes do procedimento.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso