Casimiro de Abreu busca adesão ao Programa Alimenta Brasil

Em Brasília desde o início da semana, a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, se reuniu ontem (4) com representantes do Ministério da Cidadania com o intuito de articular a implantação do Programa Alimenta Brasil em Casimiro de Abreu. O Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação as famílias em situação de vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Atendidos pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino também são contemplados.

O Alimenta Brasil promove ainda o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

“O Programa Alimenta Brasil tem uma missão simples: servir de ponte entre a produção de alimentos e brasileiros em situação de vulnerabilidade alimentar e instituições públicas. Estamos focados em reduzir o impacto de vulnerabilidade social das famílias do nosso município”, garantiu Karen.