Casimiro de Abreu abre oficialmente a Campanha Outubro Rosa

Outubro é o mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero e por isso uma campanha nacional em prol da saúde da mulher é realizada no Brasil e no Mundo. Em Casimiro de Abreu, a Abertura do Outubro Rosa ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 1. Uma foto com a formação de um laço tirada do gramado do Estádio do Casimiro de Abreu, representando a união de todos pela Campanha, marcou o evento.

Com 42 anos de experiência em ginecologia, a Drª Eliana de Lima Rangel falou por todas as mulheres presentes na solenidade. “O Outubro Rosa objetiva a conscientização das mulheres para a prevenção sobre o câncer de mama e também o câncer de colo de útero. É muito importante o acesso ao tratamento e o diagnóstico rápido. Quando se tem o diagnóstico rápido, a chance de cura dessa doença é de 40%”, declarou.

Presente ao evento, o secretário de Saúde Ronaldo Steele, que também é ginecologista, citou a importância dos exames preventivos, como o Papa Nicolau. Sobre o câncer de mama, o secretário disse que a meta de sua pasta é descomplicar o acesso das mulheres, sobretudo as que têm 40 anos ou mais, aos exames de mamografia, e não apenas isso: seguir adiante com o tratamento em caso de diagnostico positivo para a doença. “Queremos abraçar a todas”, explicou.

Ultimo a falar, o prefeito Ramon Gidalte destacou a importância da divulgação do evento e lembrou os esforços do Município na gestão da Saúde. “Quando se trata a prevenção, gasta-se menos no tratamento. Casimiro de Abreu é uma cidade privilegiada, com serviços que outros municípios não têm. Hoje podemos realizar exames de imagens (como colonoscopia, tomografia, que outras cidades não podem fazer).Portanto, precisamos trabalhar ainda mais com dedicação e amor”, encerrou.
Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito Ozilei Alves, o Lelei, secretários de governo,  servidores e coordenadores municipais de saúde..

O Outubro Rosa, em Casimiro de Abreu, é coordenado pelo Departamento Municipal de Vigilância em Saúde e pelo Programa Saúde da Mulher. A Campanha, segue hoje em Barra de São João, na Praça As Primaveras, a partir das 14h.

#ComVocêePorVocêSempre