Casimiro comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Casimiro de Abreu comemorou nesta quinta-feira (19) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca  a Reforma Psiquiátrica no Brasil, que vem ocorrendo há cerca de 30 anos. Coordenado pela Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento foi aberto no Cineteatro Meus Oito Anos, no Centro, e contou com a participação do prefeito Ramon Gidalte.

A programação abrangeu apresentação do Centro Cultural de Capoeira Renascer , Teatro e o filme “Nise,  no Coração da Loucura”.  O evento  de comemoração foi finalizado à tarde com uma panfletagem na Praça Feliciano Sodré.

Antes da Reforma Psiquiátrica, as pessoas com transtornos mentais eram retiradas de suas casas para viver em um ambiente de segregação, como se estivessem em um presídio, dopados e à mercê de todo o tipo de violência. Para inverter este quadro surgem os CAPS, cujo trabalho envolve a articulação com as Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de saúde mental e o Hospital.  Ou seja, “Manicômio, nunca mais”!

“No CAPS os pacientes têm acesso a uma diversidade de tratamentos:  desde consultas psiquiátricas, psicológicas, serviço social e também grupos e oficinas terapêuticas, que utilizam recursos como artesanato, música e teatro. Caso alguém tenha um parente ou conhece uma pessoa com transtornos mentais graves e persistentes podem nos procurar. Nosso telefone é (22) 2778 3435”, finalizou Thiago Pimentel, coordenador do CAPS.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found