• Home
  • Saúde
  • Casimiro abre oficialmente a Campanha Novembro Azul

Casimiro abre oficialmente a Campanha Novembro Azul

O azul é a cor do céu, do mar e também do homem nos próximos 30 dias. O Novembro Azul, campanha nacional voltada para o público masculino, destaca a divulgação de ações visando à prevenção do câncer de próstata e o diagnóstico de doenças.  Em Casimiro de Abreu, a Campanha foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira, dia 3,  em frente à Secretaria Muncipal de Saúde, no Centro.

“Prevenção é a chave de tudo. O câncer de próstata é um câncer da terceira idade, mas que requer atenção. Por exemplo: histórico de pessoas com esta doença na família. Nossa secretaria fará o máximo possível para que todos tenham acesso aos exames”, avisou o secretário de Saúde Ronaldo Steele, reforçado pelo subsecretário Pabullo Marinho e pelo coordenador de ESFs, Alex Peixoto.

Um dos focos da Secretaria de Saúde é agilizar os exames de PSA – utilizado para rastreamento do câncer de próstata- e Ultrassonografias (USG) de próstata. Com isso, espera-se reduzir a fila de espera por esses exames – agravada com a pandemia de covid.

Um Dia D será realizado no Hospital Ângela Maria Simões Menezes, na Sede, voltado para a saúde do homem com ações de prevenção de doenças que afetam o público masculino. Da mesma forma, o Dia D também será realizado nos ESFs por todo o Município. Os ESFs, aliás, estenderão, uma vez por semana, seus funcionamentos até as 19h para alcançar homens fora do horário de trabalho. O objetivo é promover consultas médicas e de enfermagem, realização de testes rápidos de DSTs, averiguar o cartão de vacinação e atualização de vacinas, teste de glicemia e avaliação de massa corporal visando avaliação nutricional.

Já o Ônibus Azul, Unidade Móvel itinerante, realizará USG de abdome total e próstata, vias urinárias, articulações, entre outros.

Semelhante ao Outubro Rosa – Campanha pela Saúde da Mulher – será solicitado à Associação Comercial que os lojistas coloquem suas vitrines azuis como forma de sinalizar a importância do movimento

O final da Campanha ocorrerá no dia 30. Na ocasião, um café da manhã será oferecido para os servidores masculinos lotados na Secretaria de Saúde. Estão previstos para ocorrer consultas, orientações, exames, testes rápidos, avaliação de cartão de vacinação e aferição de pressão arterial e glicemia.

 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso