CAPS discute em conferência saúde mental como direito de todos

Saúde mental é um direito universal, uma conquista de trabalhadores, familiares e de toda a sociedade. Com esta proposta, o Centro de Atenção Psicossocial de Casimiro de Abreu (CAPS) reuniu profissionais da área de saúde e psicologia para discutir a Conferência Livre de Saúde Mental Etapa Livre Municipal . O evento, ocorrido no CAPS Rochilaine Vilela da Silva, na Sede do Município, na manhã desta terça-feira, dia 21, serviu de fase para a V Conferência Nacional de Saúde a se realizar em 2022.

O tema da Conferência abordou a “A política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade Rumo a Avanços e Garantias do Serviço de Atenção Psicossocial no SUS. A Conferência foi aberta pelo coordenador de Saúde Mental, Tiago Pimentel. Em seguida falou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gerson Vieira. Escolhido como palestrante, o coordenador do CAPS Rochilaine Vilela, Diego Flores, traçou um panorama sobre saúde mental através dos tempos, destacando a substituição do modelo de exclusão, representado pelos manicômios, por um sistema mais inclusivo,  até os dias atuais.