• Home
  • Saúde
  • Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta quarta em Casimiro

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta quarta em Casimiro

Casimiro de Abreu inicia nesta quarta-feira, dia 17, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Pais ou responsáveis devem levar seus filhos menores de 5 anos aos postos de saúde, das 8h às 16, munidos da caderneta de vacinação.

Todos os ESFs do Município, com exceção do ESF Mataruna, estarão vacinando contra a pólio. Os moradores dessa localidade podem levar suas crianças aos ESFS BNH, Centro, ou Nestor Ponciano. Na ocasião, também será possível atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a apresentação da Caderneta de Vacinação pelos pais é imprescindível, inclusive para a sua atualização.  

A  Poliomielite  é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. 

Também chamada de paralisia infantil, a poliomielite está erradicada do País desde 1994. No entanto, a queda no número de crianças vacinadas vem preocupando os especialistas. Em 2022, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura contra a pólio não atingiu sequer 50% do público alvo para este ano.

O Brasil não detecta casos de poliomielite deste 1990 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem (PVS). No entanto, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que de janeiro a 12 de julho deste ano, foram confirmados 15 casos nestes países. Em novembro do ano passado, um caso foi relatado em Malawi e um este ano em Moçambique.

Paralelo a isso, aqui no Brasil, desde 2015, tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais, podendo levar à reintrodução da pólio no País. Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de Covid-19.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso