• Home
  • Saúde
  • Campanha Janeiro Branco reforça a importância do trabalho em grupo

Campanha Janeiro Branco reforça a importância do trabalho em grupo

Reforçar o espírito de grupo. Trabalhar em sintonia com os companheiros. Manter a serenidade e respirar fundo, quando precisar. Gestos que no dia a dia passam despercebidos, mas influenciam a atividade de profissionais de Saúde.

Com o objetivo de cuidar de quem cuida, a Campanha Janeiro Branco chegou na tarde de quinta-feira (28) ao Centro de Referência de Especialidades Médicas (CREM), Manoel Marques Monteiro, na Sede do Município.
Acostumados a lidar com o público, os profissionais do CREM têm uma rotina estafante por conta de centenas de atendimentos diários que são feitos. “O estresse gera ansiedade”, disse a enfermeira Desirée Marchon, que atuou como palestrante.
Desirée coordenou uma dinâmica de grupo em que os servidores do CREM, reunidos em um círculo fechado, atiravam balões de gás para o alto. Eles saíam do círculo a medida que os balões caíam. Mas os balões voltavam para a roda e tinham que ser mantidas no alto pelo grupo não eliminado.

“O objetivo dessa dinâmica é reforçar o espírito de grupo, pois a medida que um servidor deixa de fazer a sua parte, todo o grupo é sobrecarregado, gerando assim mais estresse”, explicou a enfermeira.
Ela lembrou aos servidores a importância de se buscar uma vida equilibrada para se ter uma saúde mental. E isso pode ser alcançado por meio de boa alimentação, atividades físicas, entre outros.

“Um simples respirar fundo, ajuda muito em certos momentos. Pequenas coisas são responsáveis pela saúde mental”, observou, acrescentando que o trabalhador de saúde, em casos de estresse deve procurar ajuda e não a automedicação.
Em sua terceira edição em Casimiro de Abreu, a Campanha Janeiro Branco tem por objetivo levar Saúde Mental a todos. Este ano o foco foram os profissionais de Saúde.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso