Boletim Extra

O departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde informa que no boletim desta quinta-feira, dia 15, constarão mais 25 óbitos.

Esses óbitos ocorreram entre janeiro e junho deste ano e são de moradores de Casimiro de Abreu que buscaram assistência médica, precisaram de hospitalização e vieram a óbito em outros municípios, sem que antes dessem entrada em uma Unidade de Saúde do município.

Como ocorre a retroalimentação desses casos?

  1. É necessário que cada município lance os dados no SIVEP- Gripe (Sistema de Informações da Vigilância Epidemiológica da gripe);
  2. O Estado recebe esse dados e depois repassa aos municípios;
  3. Cabe aos municípios realizar a investigação de cada um dos óbitos para confirmar ou não essas informações.

Por que a demora ocorre?

A demora para atualização dos dados pode ocorrer por conta da investigação dos óbitos suspeitos e também da demora no lançamento no sistema. Esse lançamento só ocorre em duas situações: quando o paciente ganha alta ou quando ele vai a óbito.

Antes desses óbitos serem contabilizados nos dados da Covid-19 no município, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou uma busca minuciosa, possibilitando a confirmação não apenas da causa dos óbitos, mas também do endereço de residência de cada uma dessas 25 pessoas.

Cabe ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu mantém atualizada a alimentação do sistema, para que situações como essa não ocorram com outros municípios.

“Apesar do avanço da vacinação em nossa cidade é preciso que as pessoas mantenham os cuidados contra a Covid-19, usando máscara e evitando aglomeração”, disse Tamiris Rosa, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso