• Home
  • Destaque
  • Assistência técnica auxilia o desenvolvimento do setor agropecuário

Assistência técnica auxilia o desenvolvimento do setor agropecuário

Aumentar a produção, a qualidade e a produtividade do setor agropecuário, visando a melhoria de vida e a renda do pequeno produtor rural. Esses são os principais objetivos da assistência técnica que a equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca realiza diariamente nas áreas rurais do município.

Os técnicos percorrem as propriedades para orientar os produtores sobre a melhor forma de manejo da produção, adubação correta, combate às pragas que aliam a preservação dos recursos naturais, entre outras orientações também sobre a pecuária.

Para o produtor José Marcos Gaspar, a troca de conhecimento com os técnicos foi fundamental para melhorar sua produção. Ele cultiva vários produtos em seu sítio no Ribeirão, como aipim, milho e abóbora. Toda sua produção é comercializada dentro do próprio município.

Mas foi seu pomar de laranjas que recebeu uma atenção especial da equipe técnica da Secretaria de Agricultura. Após a poda correta e o controle fitossanitário adequado ao cultivo, os pés passaram a dar mais frutas e produzir laranjas de excelente qualidade. Isso garantiu a venda de sua próxima safra.

“Viver no campo é uma escolha que a gente faz. É difícil, mas é gratificante. E essa troca de informações e a orientação da equipe é fundamental, e tem me ajudado muito a melhorar a produção”, ressaltou Marcos.

Há três anos, o produtor Marcos Antônio da Silva decidiu voltar pro campo. Ele investiu em sua terra e hoje cultiva banana, aipim, feijão, laranja e inhame. Além da assistência dos técnicos, ele destaca o apoio que a Secretaria fornece com as máquinas para o preparo da terra e melhorias nas estradas. “Tudo isso ajuda e facilita a vida do pequeno produtor”, ressaltou.

Para o secretário de Agricultura, Douglas Veloso, o conhecimento é uma das principais ferramentas para desenvolver o setor agropecuário. “Isso reforça a importância da assistência técnica que damos ao homem do campo”, ressaltou.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso