Assistência Social realiza abertura oficial do Programa Acessuas Trabalho

Em parceria com a Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quarta-feira (21), no CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, a abertura oficial do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas. O programa tem o objetivo de promover o acesso dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas, mobilização social e oportunidade de qualificação profissional e inclusão produtiva.

Os serviços prestados pelo Acessuas Trabalho vão desde atendimento individual, divulgação de vagas de emprego e cursos de qualificação profissional, até encontros e oficinas, entre outros. “O programa promove um ciclo de oficinas gratuito sobre o mundo do trabalho. Essas oficinas têm a intenção de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes, fortalecer sua autonomia, protagonismo e potencializar suas habilidades”, explicou o coordenador do programa, Rafael Alves.

O Acessuas contará com uma equipe qualificada a fim de atuar no acompanhamento dessas pessoas durante todo o processo. Atuará com a ajuda de parcerias governamentais e não governamentais, que ofertam ações de formação e orientação para o acesso ao mundo do trabalho visando à melhoria da qualidade de vida e superação de vulnerabilidades sociais.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará o Programa em parceria com a pasta da Educação. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim participarão das oficinas de qualificação. “Atualmente, o mercado de trabalho vem, cada vez mais, exigindo profissionais capacitados e preparados. Sem dúvida é uma oportunidade que irá marcar a realidade desses jovens”, afirma a secretária de Assistência Social, Karen Louzada.