Assistência Social promove palestra de prevenção ao suicídio

A campanha do Setembro Amarelo, que chama atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio, está sendo tema de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Rodas de conversa, debates e palestras estão sendo realizadas durante todo mês nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), CREAS e CEAM.

Segundo a responsável pela pasta, essas e outras atividades desenvolvidas na campanha têm o propósito de oferecer apoio e suporte ao público, auxiliando na identificação dos sintomas de depressão e ansiedade, entre outros sinais, e cativar a população a se mobilizar pela saúde e bem estar coletivo.

“Sabemos a importância de tratar sobre esse tema tão importante para a vida das pessoas. A prática de prevenção e combate ao suicídio deve ser disseminada de todas as formas possíveis. A depressão e os demais transtornos psicológicos, infelizmente podem acabar com a vida de alguém, por isso, ações como estas são imprescindíveis para conscientizar a nossa população”, explicou Karen Louzada.

Nesta semana, a equipe técnica do CRAS promoveu uma palestra sobre Prevenção ao suicídio, ministrada pela psicóloga, Ludmila Teófilo. A profissional levou a reflexão sobre a importância de ter empatia e respeitar a dor do outro, pontuando alternativas existentes para lidar com a dor e o sofrimento, até mesmo saber identificar as pessoas que precisam de ajuda, mas que não conseguem pedir, orientando-as que existem profissionais capacitados para acolher suas demandas.