Assistência Social promove capacitação da equipe técnica do CRAS

A Secretaria de Assistência Social promoveu, na última terça-feira (2), a primeira capacitação continuada de um ciclo mensal para os assistentes sociais, psicólogos e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Casimiro de Abreu. A intenção é aprimorar as estratégias que serão desenvolvidas a partir do retorno dos programas sociais ofertados pela pasta.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do CRAS, Danielly Mangifeste, e foram debatidas questões como qualificação profissional, melhoria de atendimento e fluxo de trabalho. “Essas ações visam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo CRAS. O objetivo é traçar metas visando uma melhor articulação da rede socioassistencial do município”, explicou Danielly.

A secretária de Assistência Social, Maria Cristina Lima, voltou a ressaltar a importância do retorno dos programas sociais desenvolvidos pela pasta. “Todas essas ações são desenvolvidas visando o retorno das atividades presenciais. Manter esses programas paralisados gera um prejuízo social muito grande para os usuários. Estamos nos adequando, desenvolvendo protocolos sanitários para que possamos retornar, de forma gradativa, com esses programas”, revelou a secretária.

Durante a capacitação, a psicóloga Lia Márcia Carvalho, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, falou sobre os desafios profissionais durante a pandemia. “Abordamos principalmente as questões relacionadas a saúde mental dos profissionais, bem como a crescente demanda de encaminhamento nesta área (saúde mental) dos usuários atendidos pelo CRAS. Foi enfatizado a importância de um olhar diferenciado neste contexto pandêmico”, disse.