• Saúde

Assistência Social prepara protocolo para retomada dos projetos e programas sociais

Após aprovação do prefeito Ramon Gidalte, a Secretaria de Assistência Social deu mais um passo importante para a retomada gradual dos projetos e programas sociais desenvolvidos no município. Na tarde de quinta-feira (7), a equipe técnica da secretaria se reuniu com representantes do setor de saúde do município para planejar um protocolo de segurança sanitária para o retorno das atividades coletivas da pasta.

Paralisadas há cerca de um ano em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as atividades exercem papel fundamental no desenvolvimento social e diminuição das desigualdades no município. Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Lima, destacou a importância da retomada dos projetos.

“Os programas sociais são de fundamental importância para o município. Nossa intenção é retomar de forma gradual com alguns desses projetos e programas para que a população não fique desassistida. Claro, respeitando todos as regras de distanciamento. Por isso, convocamos essa reunião para o a Secretaria de Saúde nos auxilie na elaboração de um protocolo sanitário para que essas atividades sejam retomadas”, disse.

Presente na reunião, o subsecretário de Saúde, Kaique Sarzedas, se colocou à disposição de colaborar com o que for preciso. “Não vejo maiores problemas em retomar algumas atividades, mas de forma consciente, respeitando todas as regras de distanciamento e higienização. Uma série de regras precisam ser definidas e, principalmente, respeitadas para não trazer nenhum tipo de prejuízo para a população”, explicou.

Kaique sugeriu que a retomada seja feita de forma progressiva. “O ideal é voltar com apenas um projeto ou programa por vez e reduzir consideravelmente o número de participantes. Sabemos da importância da retomada dessas atividades, mas estamos vivendo um momento muito delicado no país. Vamos disponibilizar membros da comissão de enfrentamento do Covid para auxiliar na elaboração desse protocolo”, disse.

Maria Cristina informou ainda que, antes da retomada, irá apresentar todos os protocolos ao Ministério Público (MP). “Queremos retornar as atividades, porém somente com a autorização do Ministério Público. Vamos elaborar os protocolos e apresentar ao MP e aos Conselhos de Saúde e Assistência. Queremos estar totalmente respaldados para que as atividades possam ser retomadas sem nenhum risco para a população”, contou.

Também participaram do encontro representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e Assistência Social e a subcorregedora geral do município, Eloá Crispim.