Armazém das Artes é reinaugurado

Um espaço que faz parte de história cultural de Casimiro de Abreu está de cara nova. Após amplo processo de reforma e modernização, o Armazém das Artes foi reinaugurado na tarde deste segunda-feira, dia 13. Local de encontros culturais e geração de renda, o espaço tem como principal finalidade desenvolver o artesanato local e valorizar o profissional do setor.

Inaugurado em 2013, o local passou por uma reforma completa. A secretaria de Assistência Social, Karen Louzada, explica que o espaço está em processo de remodelação e modernização para atender a crescente demanda de profissionais do ramo. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos devolvendo aos artesãos do município este espaço totalmente reformado e preparado para o desenvolvimento de projetos de geração de renda. Sabemos da importância desse espaço para muitas famílias casimirenses, que, em alguns casos, tiram daqui seu principal sustento”, disse Karen.

Presente no evento ao lado da primeira dama, o prefeito Ramon Gidalte também ressaltou a importância do espaço para a geração de renda no município. “Além do turismo, Casimiro de Abreu tem uma vocação muito forte na questão do artesanato, principalmente em Barra de São João. Fico muito feliz em poder dar continuidade a esse projeto que ajuda tantas famílias. Nosso papel é potencializar essa vocação, valorizando o artesão e oferecendo condições para que ele possa comercializar seu trabalho”, afirmou o prefeito.

Armazém das Artes

O Armazém das Artes foi inaugurado em 13 de setembro de 2013 com a proposta de ser um local de encontros culturais, geração de renda e desenvolvimento do artesanato local. Recebeu o nome de Armazém em homenagem ao saudoso comerciante Ermíndio Pinto. Neste ano, o espaço passou por reformas estruturais tendo em vista as novas vagas disponibilizadas pela Secretaria de Assistência Social.

No local, são expostos bijuterias, bolsas, brinquedos, quadros, pintura em geral, cerâmica, bordados, arranjos de flores, sabonetes, velas, embalagens, sucatas em ferro ou vidro, origami, utensílios de cozinha e outros de uso doméstico, de modo geral. Todos os itens são confeccionados por artesãos inseridos no Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), da Secretaria de Assistência Social.

A cerimônia de reinauguração contou com a apresentação musical dos alunos do Centro Educacional Batista (CEB), sob a supervisão do maestro Celsinho. Participaram do evento, vereadores, equipe de governo e familiares do homenageado.