• Home
  • Destaque
  • Área experimental visa aumentar a produtividade do maracujá

Área experimental visa aumentar a produtividade do maracujá

Calmante natural, rico em vitaminas do complexo B e C e ajuda a combater o mau colesterol. Nas suas sementes é encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito usado na produção de cosméticos, graças à ação emoliente e antioxidante. Esse é o maracujá, que traz muitos outros benefícios para a nossa saúde e bem estar.

O Brasil é o maior produtor mundial da fruta, típica de regiões tropicais, como Casimiro de Abreu, que possui solo fértil e chuvas constantes que favorecem o seu cultivo.

No Sítio Agrícola, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca mantém uma área de 2.250m², com quase 300 pés da planta, quase tudo pronto para colher.

Na área experimental, todo o cultivo e manejo do pomar é feito sem o uso de agrotóxicos, o que garante frutas mais saudáveis para o consumo. Os técnicos fazem a roçada e a poda manual das plantas, além de combater pragas com caldas naturais. A produção do maracujá leva de 3 a 4 meses, desde o preparo da terra até a hora da colheita.

De acordo com o secretário de Agricultura, Douglas Macedo, o cultivo da espécie BRS Gigante Amarelo no Sítio Agrícola visa o aumento da produtividade desta cultura de acordo com as condições naturais de Casimiro de Abreu. “Nessa área, estamos monitorando o crescimento e a produtividade da planta em situações de mais e menos sombreamento, e em diferentes sistemas de irrigação”, explicou.

Além de aumentar a estimativa de produção, o cultivo também tem a função social. Todo o maracujá será doado para as instituições sociais do município.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso