• Home
  • Destaque
  • Análise de solo auxilia na produtividade de pequenos produtores de Casimiro de Abreu

Análise de solo auxilia na produtividade de pequenos produtores de Casimiro de Abreu

Você já parou para pensar sobre a importância da análise do solo para a agricultura? Ela é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais e acidez, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação.

Ou seja, a garantia de uma alta produtividade aliada a preservação do meio ambiente passa por um solo fértil e conservado, e a análise do solo é fundamental para propiciar as melhores condições para as culturas desejadas.


Em Casimiro de Abreu, técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca realizam a coleta de amostras de solo nas pequenas propriedades rurais do município. O material é encaminhado para análise no laboratório. Com o resultado em mãos, é hora de voltar para o campo para orientar o produtor.
De acordo com o técnico agrícola Ciro Marques, a principal ferramenta utilizada para avaliar a fertilidade do solo é a análise química. O dimensionamento é em cima de todo nutriente que a planta necessita em grande quantidade (macronutrientes) e também os que são necessários em doses menores (micronutrientes). A partir do resultado do laudo é feita a orientação técnica, possibilitando maior produtividade e ao mesmo tempo lucratividade ao agricultor.


Para os produtores, a análise é fundamental para diagnosticar as condições de fertilidade e obter orientações corretas sobre os tipos de nutrientes e a quantidade exata que o solo da sua propriedade precisa. “Dessa forma, o produtor pode evitar despesas desnecessárias com fertilizantes e o desperdício dos adubos. Além disso, evita que o produtor plante em um solo pobre”, ressaltou Ciro.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso