Agosto Dourado: campanha incentiva aleitamento materno em Casimiro de Abreu

Com objetivo de garantir a proteção ao aleitamento materno, Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante todo esse mês o Agosto Dourado.

Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre a importância da amamentação. Este ano, o tema da campanha é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.
No Município, a abertura ocorreu em duas praças: Carrapeteiras, Bairro Santa Terezinha (Sede) e As Primaveras (Barra de São João), e será estendida às Unidades Básicas de Saúde por todo o Município.

O evento está sendo coordenado pela Atenção Básica com o apoio dos núcleos: Saúde Coletiva, Assistência à Família (Nasf), Nutrição e Educação em Saúde, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

“É muito importante este tipo de evento porque mostra a necessidade da amamentação no seio familiar, uma vez que a mulher, neste período, fica muito vulnerável”, explica Luana Souza, enfermeira e consultora em amamentação.

Mãe do pequeno Breno, de cinco meses, a agente comunitária de saúde Kátia Ramos de Andrade fez questão de levar seu filho à Praça das Carrapeteiras e amamentá-lo em público, como forma de incentivo a outras mães. “Ser mãe é tudo de bom. Quando ele nasceu, foi preciso usar bombinha elétrica para amamentá-lo. Mas valeu a pena”, disse.

Em Barra de São João, a presença de mães lactantes agradou a organização do evento e moradores locais, entre eles, a primeira dama Cilea Gidalte.
“Na tarde dessa terça fui convidada a participar da abertura do Agosto Dourado, um evento voltado ao estímulo à amamentação. Como mulher e mãe, tive o privilégio de poder amamentar três filhos e posso dizer que é uma das melhores experiências da maternidade. Um momento em que mãe e filho entram numa sintonia perfeita de paz e tranquilidade”, finalizou.

#ComVocêePorVocêSempre